viewthroughconversion

MIOMA UTERINO

Miomas (também conhecidos por fibromas ou leiomiomas) são tumores sólidos benignos formados por tecido muscular. De acordo com a região do útero acometida, existem quatro tipos diferentes de miomas: subserosos, intramurais, submucosos e pendulados. Seu tamanho pode variar bastante e alguns provocam aumento grande do abdômen. Aparecem durante a idade fértil e atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

Sintomas de mioma

Algumas mulheres podem não apresentar sintomas de mioma, tendo o diagnóstico feito em exames de rotina. Outras mulheres podem apresentar sintomas como sangramento menstrual pesado, períodos menstruais prolongados - sete dias ou mais de sangramento menstrual, pressão ou dor pélvica, ou até mesmo dor durante as relações sexuais.

Importância do diagnóstico

A maneira mais simples de diagnosticar os miomas uterinos é através da consulta com um especialista. Será feita a anamnese, isto é, levanta-se o histórico da paciente e a seguir, o exame de toque. Esses, na maioria das vezes, são suficientes para detectar a presença de um ou mais miomas. Alguns casos, porém, exigem exame de imagem para complementar o diagnóstico e o ultrassom. E em casos mais complexos, recorre-se, à ressonância magnética.

Tratamento de miomas

Podemos dividir os tratamentos dos miomas da seguinte forma:

Tratamento medicamentoso que consiste na administração de hormônios ou bloqueadores de hormônios com o intuito de bloquear o estímulo hormonal e fazer com que os miomas parem de crescer ou que, ainda, o sangramento intenso seja controlado, colocação de DIU – que com hormônio também tem a função de bloquear ou reduzir a menstruação e reduzir o desconforto causado pelos miomas e o tratamento cirúrgico - a retirada total do útero que se chama histerectomia e a retirada apenas dos miomas chamada miomectomia.

Embolização dos miomas uterinos que consiste em uma técnica minimamente invasiva que consiste em interromper o fluxo sanguíneo para os miomas e desta maneira fazendo com eles diminuam e parem de provocar hemorragias menstruais.

Do ponto de vista do Diretor Técnico do CERTA – Hospital Dia e especialista em Radiologia Intervencionista - não há motivos para as mulheres se assustarem quando receberem o diagnóstico de mioma uterino. Existem técnicas que asseguram bons resultados no tratamento dos miomas com o mínimo de agressividade.

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental. Faça o agendamento.