viewthroughconversion

Como tratar os miomas?

Resumidamente, podemos dividir os tratamentos dos miomas em grupos, tais como:

Tratamento hormonal

Consiste na administração de hormônios ou bloqueadores de hormônios com o intuito de bloquear o estímulo hormonal e fazer com que a menstruação seja interrompida. De maneira geral, a grande vantagem deste tipo de tratamento é a fácil disponibilidade e baixo custo. Entretanto, algumas mulheres não conseguem ter os sintomas controlados apenas com hormônios e naquelas mulheres que ainda querem engravidar, o bloqueio hormonal vai impedir a gestação.

Tratamento cirúrgico

Existem 2 tipos de tratamento cirúrgico: A retirada total do útero que se chama histerectomia e a retirada apenas dos miomas chamada miomectomia. Miomas subserosos ou alguns miomas intramurais que tenham localização favorável podem ser retirados com sucesso e segurança por meio da miomectomia (cirurgia que retira apenas os miomas). O que ocorre algumas vezes é que a quantidade, tamanho e localização dos nódulos torna a miomectomia difícil e, em alguns casos, há risco de perda total do útero. Às vezes, algumas mulheres já foram submetidas à cirurgias de miomectomia e infelizmente têm recidiva dos miomas. Estas mulheres também tem maior risco de perderem o útero em cirurgias consecutivas.
No entanto, a cirurgia de retirada total de útero pode ser uma alternativa para aquelas mulheres que já tem prole constituída, ou seja, não querem ter mais filhos.

Embolização dos miomas

A embolização dos miomas é uma técnica minimamente invasiva que tem como finalidade, interromper o fluxo sanguíneo para os miomas fazendo com eles diminuam e parem de provocar os sintomas como as hemorragias menstruais e os sintomas relacionados à dor e peso pélvico.

saiba qual e o impacto dos miomas na sua qualidade de vida

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental. Faça o agendamento.