viewthroughconversion

Radiologia Intervencionista, cirurgia endovascular

Quando o físico Wilhelm Röntgen descobriu o que se tornou conhecido como Raios-X há pouco mais de 100 anos atrás, nunca se imaginou a imensa quantidade de aplicações médicas que se tornariam possíveis a partir de então. Nascia naquele momento uma nova especialidade médica, a radiologia e que mais tarde incorporou outras tecnologias como o ultra-som, a ressonância magnética e a própria tomografia computadorizada e angiografia que utilizam os mesmos raios-X descobertos por Röntgen. 

Até pouco tempo atrás, a radiologia mantinha uma atuação primordialmente diagnóstica, ou seja, a utilização dos equipamentos tinha como fim apenas realizar exames de imagem para se chegar ao diagnóstico correto mas não fazia parte do tratamento dos pacientes.

Foi somente em 1964 que Charles Dotter, utilizando equipamento de angiografia descreveu um método endovascular de se abrir um vaso ocluído. Esta técnica minimamente invasiva é hoje mundialmente conhecida e aplicada em milhões de pessoas anualmente e ficou conhecida como angioplastia.

A evolução dos equipamentos de Röntgen, aliados às ideias iniciadas por Dotter e o advento da tecnologia e aprimoramento dos materiais, tornou a radiologia intervencionista e cirurgia endovascular numa nova e pujante especialidade.

Hoje é possível substituir praticamente toda a aorta do paciente através de pequenas incisões na região inguinal. Tornou-se real a aplicação de quimioterapia em altas doses em pequenos segmentos do corpo, apenas nas regiões acometidas pelos tumores. É possível revascularizar longos segmentos de vasos ocluídos com uma simples anestesia local. Através de finas agulhas, é possível tratar alguns tumores hepáticos, renais e pulmonares com eficácia comparável às grandes intervenções cirúrgicas. E, certamente, estamos apenas no início da ascensão desta especialidade.

O CERTA hospital dia tem orgulho de ser o primeiro centro especializado e direcionado para a realização de procedimentos minimamente invasivos de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular. Conta com equipamentos modernos e estrutura capacitada para tornar tudo ainda menos invasivo, seguro e confortável para médicos e pacientes.

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental. Faça o agendamento.