viewthroughconversion
  • Procedimento

Varicocele

Varicocele é a drenagem venosa dos testículos é feita por diminutas veias, que compreendem o plexo pampiniforme, que vão se juntando e subindo pelo canal espermático e canal inguinal, até chegar no abdome, onde desaguam em veias maiores, como a veia renal ou a veia cava.

O que são varicocele?

As veias testiculares possuem pequenas válvulas que garantem o sentido ascendente do fluxo de sangue e impedem o refluxo desse sangue de volta ao testículo. No caso dessas válvulas tornarem-se incompetentes e deixarem de funcionar adequadamente, há o retorno e acúmulo de sangue para a bolsa testicular. Esse acúmulo leva à dilatação do plexo pampiniforme e ao desenvolvimento de varizes, caracterizando a varicocele.

As causas para a incompetência das válvulas podem ser idiopática – ou seja, motivo intrínseco do paciente, sem fator específico identificável; ou compressiva – em que há a compressão da veia renal por tumor, geralmente o Câncer de Células Renais ou outra estrutura vascular, no caso da Síndrome do “Quebra-nozes” ou “Nutcracker”.

Quais são os sintomas?

As varizes do plexo pampiniforme determinam o aumento da temperatura testicular, que pode levar à queda da produção de testosterona e espermatozoides, bem como à atrofia do testículo. Dessa forma, há uma parcela de pacientes com infertilidade que tem como fator causal a varicocele.

Outros sintomas incluem a dor escrotal que piora em períodos em pé, a sensação de peso no escroto, aumento unilateral da bolsa escrotal e a presença de vasos ingurgitados visíveis na pele do escroto.

Como é feito o diagnóstico?

Após consulta médica e exame físico, pode ser solicitada a realização de ultrassonografia com Doppler da bolsa escrotal, que é capaz de identificar as varizes e o refluxo de sangue do plexo pampiniforme. Caso o médico acredite que possa existir uma causa específica para a varicocele, como um tumor ou a Síndrome do “Quebra-nozes” ou “Nutcracker”, é necessária a realização de tomografia computadorizada ou ressonância magnética do abdome ou flebografia renal esquerda com medida de pressão para adequada avaliação.

É importante que o paciente consulte seu médico urologista, que irá determinar se os sintomas do paciente são decorrentes da varicocele ou de outra doença.

Como é feito o tratamento?

Caso exista prejuízo da qualidade de vida do paciente ou a varicocele seja apontada como causa da infertilidade no homem, está indicado o tratamento. Excluíndo-se quando a causa é por tumor, nos demais casos o tratamento pode ser cirúrgico ou por meio de procedimento minimamente invasivo, pela Radiologia Intervencionista, utilizando-se técnica de embolização.

A embolização é iniciada com a punção da veia da virilha ou do braço, por onde é implantado um cateter que irá navegar por dentro das veias até chegar na varicocele. Uma vez identificadas as veias insuficientes, dilatadas e com refluxo, é realizada a liberação de diminutos fios espiralados de platina – molas – que ocluem esses vasos doentes e redirecionam o fluxo de sangue para vasos sadios. Dessa forma, há resolução do quadro e melhora dos sintomas.

As duas opções possuem resultados semelhantes no que diz respeito à melhora da qualidade de vida, cabendo à embolização vantagens que incluem o uso de anestesia local; ser método minimamente invasivo e sem cortes; o retorno imediato às atividades diárias; não ser necessário o uso de cuecas suspensórias; não haver restrição de atividade sexual no período pós-operatório e ter taxa de recorrência da varicocele menor do que o método cirúrgico.

No caso específico de a varicocele ser determinada pela Síndrome do “Quebra-nozes” ou “Nutcracker”, recomendamos a leitura sobre a mesma no nosso site para maiores informações sobre a doença e suas formas de tratamento.

Por que tratar no Certa Hospital Dia?

Com a experiente equipe de profissionais do Certa Hospital Dia utilizando os mais modernos e melhores equipamentos para o diagnóstico de doenças, apresentamos a certeza de cuidar da melhor forma possível de cada pessoa, proporcionando a segurança na obtenção de resultados e a confiabilidade dos dados obtidos em nosso trabalho. Com isso, afirma-se que todos os cuidados prestados pelo Hospital atingem o nível de excelência e, assim, assegura-se que cada paciente esteja sendo cuidado pelas melhores e mais competentes mãos.

 

 

Tags: embolização, embolização da varicocele , flebografia

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental. Faça o agendamento.