viewthroughconversion
  • Procedimento

Quimioembolização hepática

 

O que é a quimioembolização hepática?

A quimioembolização hepática é um tratamento minimamente invasivo para tratar alguns tipos de tumores hepáticos.

Quais tipos de tumores hepáticos podem ser tratados com a quimioembolização?

Principalmente os hepatocarcinomas (tumores primários do fígado), tumores neuroendócrinos e alguns tipos de metástases, especialmente as de câncer do cólon e reto.

Como é feito o procedimento?

Trata-se de um procedimento endovascular. O procedimento pode ser feito somente com anestesia local ou com uma leve sedação. Realiza-se uma punção da artéria femoral com introdução de um fino cateter. Usando a fluoroscopia o cateter é dirigido até as artéria que nutrem o tumor hepático. Neste momento, realiza-se uma injeção de quimioiterápico e partículas embolizantes. O efeito disto no tumor é que ocorre uma concentração de grande quantidade de quimioterápico no tumor mas pouco quimioterápico vai para a acirculação do paciente, minimizando assim os efeitos colaterais. As partículas embolizantes por sua vez servem para obstruir o sangue pelo qual o tumor é nutrido proporcionando sua nucrose (morte celular).

O procedimento é doloroso?

A quimioembolização em si não é dolorosa mas dependendo do tamanho e do número de tumores tratados em uma sessão, o paciente pode apresentar desconforto abdominal e náuseas. Dores mais intensas são controladas com analgésicos.

Quantos dias ficarei internado?

Na imensa maioria das vezes o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Alguns pacientes, dependendo da idade, comorbidades e tamanho dos tumores tratados precisam permanecer em observação por 1 ou 2 dias.

Por que fazer a quimioembolização no CERTA Hospital Dia?

O CERTA Hospital Dia possui uma estrutura hospitalar totalmente voltada e adaptada para a realização de procedimentos minimamente invasivos trazendo conforto, rapidez e segurança na realização dos procedimentos. Alem disto, conta com profissionais com título de especialista em radiologia intervencionista e cirurgia endovascular conferido pela entidade Sobrice – Sociedade brasileira de radiologia intervencionista e cirurgia endovascular (www.sobrice.org.br), entidade máxima da especialidade. Isto mostra o compromisso do CERTA com o rigor ético e seguro com que são atendidos
nossos pacientes.

 

 

Mais Dúvidas?

Fale Consoco ou ligue para: (011) 2548-6265

 

 
Fonte da imagem: https://everypixel.com/ 

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental. Faça o agendamento.