viewthroughconversion

Humanização

Embora o conceito de Humanização não seja muito antigo, tem sido amplamente difundido devido a diversas vantagens que oferece a todos os tipos de tratamentos, e já vem sendo implantado em universidades, nos centros de tratamento e nos hospitais em todos os níveis de saúde. O conceito de humanização foge do padrão antiquado, no qual o paciente era visto como uma patologia isolada ou o número do leito, sendo que aqui no Certa Hospital Dia cada indivíduo é visto com um ser social, que faz parte da comunidade e interfere ativamente nela.

Humanizar é não pensar nos cuidados ao paciente apenas do ponto de vista técnico, mas sim, perceber e participar das emoções e sentimentos do paciente naquele momento. É exatamente quando estamos doentes que nos sentimos mais fragilizados e precisamos de muito apoio, não apenas da família e amigos, mas de toda a equipe de saúde que está no local. Ouvir o que o paciente tem a dizer, que muitas vezes pode passar despercebido ou ser negligenciado pelo profissional que não teve o treinamento adequado em humanização.

Um bom exemplo de humanização e que se configura numa ação muito simples, pode ser percebido no momento de dar alguma medicação ou realizar uma troca de curativo, explicar o procedimento a ser feito com calma para que o paciente entenda e consiga tirar todas as suas possíveis dúvidas é fundamental para que o indivíduo sinta-se bem e ainda mais confiante frente aos profissionais da saúde e à sua própria cura.

A ideia central não é ter pena do paciente pela sua situação, mas ter compaixão e compartilhar esse sentimento. Se colocar no lugar dele é a melhor estratégia para refletir sobre o que é humanização: "será que eu gostaria de ser tratado dessa maneira?"

A nossa equipe de profissionais faz este exercício e colocam-se no lugar do paciente, levando em conta que poderia ser um membro de nossa família, o que de fato é, cada paciente que tratamos. Com isso, o Certa Hospital Dia, afirma perante toda a sociedade o seu compromisso com os processos de humanização, que fazem com que cada pessoa que receba os nosso cuidados sintam-se únicas, especiais, e recebem os cuidados como se fossem membros da nossa grande família.

Agende uma consulta

A consulta com o especialista é fundamental. Faça o agendamento.